Políticas Sociais

 

 
 

Equipa  

 

Pedro Adão e Silva

ISCTE - IUL

 

Sílvia Sousa

NIPE, UMinho

 

 

Actividades

 

Conferência

Desemprego e regulação do mercado de trabalho

 28 de Outubro 2011

 

Tópicos

 

 
 

resumo

Os últimos trinta e cinco anos não encontram paralelo na história portuguesa em termos de desenvolvimento do conjunto das políticas sociais. A transição para a democracia, seguida do processo de integração europeia, consolidaram um património social que tinha, nuns casos, uma natureza residual e, noutros, particularista.

Se, na Europa a que passámos a pertencer, o desenvolvimento dos Estados Providência coincidiu com um período de crescimento económico significativo, acompanhado por um grande dinamismo do mercado de trabalho e por condições socio-demográficas favoráveis, em Portugal o mesmo processo ocorreu num contexto de enorme pressão orçamental e com um mercado de trabalho em depressão.

Contudo, este contexto encontrou na pertença europeia um importante mecanismo de compensação. Por um lado, os recursos financeiros disponibilizados permitiram o desenvolvimento de políticas sociais até aí marginais; e por outro, a adesão à então CEE coincidiu com um período de aprofundamento da integração social europeia, que teve particular impacto nos novos Estados-membros, por via da disseminação de princípios cognitivos, e também ideológicos, sobre o modo como os Estados-membros deveriam organizar e implementar as suas políticas sociais.

 

 

 
 

Actividades

 

Conferência

 

Oradores:

Pedro Portugal

(Banco de Portugal e Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa)

 

António Dornelas

(ISCTE/IUL)

 

Moderador:

Pedro Adão e Silva
(ISCTE/IUL)

 

Local e Data:

Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

28 de Outubro de 2011, às 17 horas

[fotos]

[som]

Slides: A.Dornelas, P.Portugal