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Factores de Macrolocalização Comercial: Evidência Empírica a partir dos
Centro Comerciais Portugueses
Território e Produtos Regionais: tentativa de avaliação do
efeito da denominação de origem sobre o preço dos produtos
Convergência Real na União Europeia
Estudo dos Factores de Localização das Franquias (Nacionais e Estrangeiras)
em Portugal |
Objectivos:
Com a
ajuda dos modelos de regressão linear múltipla, pretende-se testar os
factores de macrolocalização comercial adiantados pela teoria. Os primeiros
resultados obtidos permitem aceitar as hipóteses formuladas, excepto a que
se reporta à acessibilidade. Uma das limitações encontradas no primeiro
estudo foi a ausência de dados secundários com o nível de desagregação
adequado. A inclusão de variáveis explicativas mais pertinentes, em especial
no que se refere à medida da acessibilidade e dos custos, irá ser
prosseguida no desenvolvimento do projecto. Uma linha de investigação a
explorar é, adicionalmente, a da microlocalização dos centros comerciais.
Equipa:
J.
Freitas Santos
J. Cadima Ribeiro
Timing:
Desde
2001
Financiamento:
NIPE –
receitas próprias.
Resultados:
-
Comunicação apresentada no VII Encontro Nacional da APDR, Julho de 2001;
- Comunicação apresentada no XXXVIIIème Colloque de l’ASRDLF (Association de
Science Régionale de Langue Française), Agosto de 2002;
- Artigo publicado na Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 2003;
- Comunicação apresentada no 43rd Congress of the European Regional Science
Association, Agosto de 2003;
- Comunicação apresentada no V Encontro de Economistas Portugueses, Novembro
de 2003. |
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Objectivos:
Os
territórios geram recursos específicos que podem ser mobilizados para a
produção de produtos regionais (produtos alimentares). Assim sendo, será
normal esperar que os produtores locais usem o nome da região como marca nos
seus produtos, com isso aumentando o seu valor e diferenciando-se face à
concorrência. Examinando os preços praticado pelos vendedores num mercado
muito competitivo podemos apercebermo-nos do provável efeito da denominação
de origem no comportamento do consumidor. Também relevante neste estudo é a
avaliação da importância relativa da denominação de origem no preço face a
outros factores relevantes para o preço dos produtos. Outra questão
interessante é tentar perceber que combinações de atributos dos produtos
propiciam os melhores e piores preços.
Equipa:
J.
Freitas Santos
J. Cadima Ribeiro
Timing:
Desde
2002
Financiamento:
NIPE –
receitas próprias.
Resultados:
- Artigo
publicado na European Review of Economics and Finance, 2003.
- Comunicação apresentada no 44th Congress of the European Regional Science
Association Agosto de 2004;
- Comunicação apresentada no Congreso de la Associación Española de Ciencia
Regional – XXX Reunión de Estudios Regionales, Novembro de 2004. |
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Objectivos:
Avaliar empiricamente a evolução da convergência real na União Europeia, em termos da convergência do PIB per capita em Padrão do Poder de Compra. O principal objectivo é determinar, através do uso de diversas técnicas econométricas, se houve convergência do PIB per capita entre países e regiões da UE.
Equipa:
Francisco Veiga
Timing:
Setembro de 1998 a Junho de 2001.
Financiamento:
Providenciado pelo IEEG e pelo NIPE – Universidade do Minho.
Resultados:
Publicação de um artigo numa revista nacional;
Publicação de um artigo em actas de conferências;
Publicação de um documento de trabalho.
Apresentação de artigos em 2 seminários e numa conferência nacional.
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Objectivos:
Identificar as principais características das franquias que operam em Portugal;
Identificar os mais importantes factores de macro e micro-localização comercial a partir da perspectiva dos franquiadores nacionais e estrangeiras, ao nível regional e nacional.
Equipa:
José de Freitas Santos (NIPE)
Isabel Vieira
Cristina Antunes
Timing:
Este projecto foi concluído em 30 de Setembro de 2000
Financiamento:
Providenciado pelo NIPE – Universidade do Minho
Resultados:
Tese de Mestrado em Comércio Internacional intitulada “A empresa de serviços comerciais: factores de localização internacionais, regionais e locais”, defendida com sucesso em Junho de 2001, por Isabel Cristina Martins Antunes.
Revista Portuguesa de Marketing, Ano 5, n.º 10, pp. 39-52. |