Projectos

Factores de Macrolocalização Comercial: Evidência Empírica a partir dos Centros Comerciais Portugueses

Em curso com financiamento externo

Em curso sem financiamento externo

Finalizados com financiamento externo

Finalizados sem financiamento externo

 

 

 

Factores de Macrolocalização Comercial: Evidência Empírica a partir dos Centro Comerciais Portugueses

 

Território e Produtos Regionais: tentativa de avaliação do efeito da denominação de origem sobre o preço dos produtos

 

Convergência Real na União Europeia

 

Estudo dos Factores de Localização das Franquias (Nacionais e Estrangeiras) em Portugal

Objectivos:

Com a ajuda dos modelos de regressão linear múltipla, pretende-se testar os factores de macrolocalização comercial adiantados pela teoria. Os primeiros resultados obtidos permitem aceitar as hipóteses formuladas, excepto a que se reporta à acessibilidade. Uma das limitações encontradas no primeiro estudo foi a ausência de dados secundários com o nível de desagregação adequado. A inclusão de variáveis explicativas mais pertinentes, em especial no que se refere à medida da acessibilidade e dos custos, irá ser prosseguida no desenvolvimento do projecto. Uma linha de investigação a explorar é, adicionalmente, a da microlocalização dos centros comerciais.

 Equipa:
J. Freitas Santos
J. Cadima Ribeiro

 Timing:
Desde 2001

 Financiamento:
NIPE – receitas próprias.

 Resultados:
- Comunicação apresentada no VII Encontro Nacional da APDR, Julho de 2001;
- Comunicação apresentada no XXXVIIIème Colloque de l’ASRDLF (Association de Science Régionale de Langue Française), Agosto de 2002;
- Artigo publicado na Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 2003;
- Comunicação apresentada no 43rd Congress of the European Regional Science Association, Agosto de 2003;
- Comunicação apresentada no V Encontro de Economistas Portugueses, Novembro de 2003.

   
 

Território e Produtos Regionais: tentativa de avaliação do efeito da denominação de origem sobre o preço dos produtos

 

Objectivos:

Os territórios geram recursos específicos que podem ser mobilizados para a produção de produtos regionais (produtos alimentares). Assim sendo, será normal esperar que os produtores locais usem o nome da região como marca nos seus produtos, com isso aumentando o seu valor e diferenciando-se face à concorrência. Examinando os preços praticado pelos vendedores num mercado muito competitivo podemos apercebermo-nos do provável efeito da denominação de origem no comportamento do consumidor. Também relevante neste estudo é a avaliação da importância relativa da denominação de origem no preço face a outros factores relevantes para o preço dos produtos. Outra questão interessante é tentar perceber que combinações de atributos dos produtos propiciam os melhores e piores preços.  

Equipa:
J. Freitas Santos
J. Cadima Ribeiro

 Timing:
Desde 2002

 Financiamento:
NIPE – receitas próprias.

 Resultados:
- Artigo publicado na European Review of Economics and Finance, 2003.
- Comunicação apresentada no 44th Congress of the European Regional Science Association Agosto de 2004;
- Comunicação apresentada no Congreso de la Associación Española de Ciencia Regional – XXX Reunión de Estudios Regionales, Novembro de 2004.

   
  Convergência Real na União Europeia
 

Objectivos:

Avaliar empiricamente a evolução da convergência real na União Europeia, em termos da convergência do PIB per capita em Padrão do Poder de Compra. O principal objectivo é determinar, através do uso de diversas técnicas econométricas, se houve convergência do PIB per capita entre países e regiões da UE.

 

Equipa:
Francisco Veiga

 

Timing:
Setembro de 1998 a Junho de 2001.

 

Financiamento:
Providenciado pelo IEEG e pelo NIPE – Universidade do Minho.

 

Resultados:
Publicação de um artigo numa revista nacional;
Publicação de um artigo em actas de conferências;
Publicação de um documento de trabalho.
Apresentação de artigos em 2 seminários e numa conferência nacional.

 

 

Estudo dos Factores de Localização das Franquias (Nacionais e Estrangeiras) em Portugal

   

 

Objectivos:

Identificar as principais características das franquias que operam em Portugal;

Identificar os mais importantes factores de macro e micro-localização comercial a partir da perspectiva dos franquiadores nacionais e estrangeiras, ao nível regional e nacional.

 

Equipa:
José de Freitas Santos (NIPE)
Isabel Vieira
Cristina Antunes

 

Timing:
Este projecto foi concluído em 30 de Setembro de 2000

 

Financiamento:
Providenciado pelo NIPE – Universidade do Minho

 

Resultados:
Tese de Mestrado em Comércio Internacional intitulada “A empresa de serviços comerciais: factores de localização internacionais, regionais e locais”, defendida com sucesso em Junho de 2001, por Isabel Cristina Martins Antunes.
Revista Portuguesa de Marketing, Ano 5, n.º 10, pp. 39-52.